O Tratamento de Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico e pode causar perda de visão e até mesmo cegueira se não for tratado corretamente. Por isso, é considerado a principal causa de cegueira no mundo. Segundo dados da OMS, o Glaucoma atinge 900 mil pessoas no Brasil, enquanto 65 milhões foram diagnosticadas em todo o mundo. (Fonte: Site Governo Federal Brasil - Ver mais)

Por ser uma doença assintomática – ou seja, não é comum existirem manifestações de sintomas perceptíveis pelos portadores – é mais difícil de ser diagnosticada.

Quando não percebida, a doença pode piorar o quadro progressivamente, causando uma lesão irreversível no nervo óptico, afetando diretamente a visão do paciente.

Por isso, é necessário fazer os exames com profissionais qualificados em uma clínica especializada, a fim do caso ser diagnosticado corretamente.

Uma das principais causas dessa doença é o aumento da pressão ocular, relacionado ao acúmulo de fluidos no olho (humor aquoso), quando o mesmo não é drenado naturalmente.

Principais Fatores de Risco

• Idade Avançada (Acima 60 anos)
  • Miopia Elevada
  • Doenças Oculares, como tumores, descolamento de retina e inflamações
  • Má circulação do Sangue
  • Hipertensão Arterial
  • Histórico Familiar e Genético

Tipos de Glaucoma

Glaucoma de ângulo aberto

Sendo um dos tipos mais comuns, o glaucoma de ângulo aberto tem sua causa ainda desconhecida. Neste tipo, o um aumento na pressão ocular ocorre gradativamente com o passar do tempo, e conforme o avanço do quadro, pode ocorrer o dano permanente do nervo óptico, o que pode causar a perda do campo visual do paciente, e até mesmo a cegueira total.

Glaucoma de ângulo fechado

O glaucoma de ângulo fechado acontece quando o fluxo do humor aquoso (líquido do olho) é bloqueado, intensificando o acúmulo e causando um aumento rápido e grave na pressão intraocular. Tais casos costumam ser emergenciais, e necessitam de tratamento imediato.

Glaucoma congênito

O glaucoma congênito é, o tipo em que a criança herdada pela criança durante a gravidez. Este tipo, é considerado raro e quando descoberto, deve ser tratado imediatamente.

Tratamento

O principal Tratamento do Glaucoma consiste principalmente na utilização de colírios e medicamentos, e em alguns casos, é recomendada a cirurgia. Além disso, o tratamento pode ser aliado à utilização de pílulas que diminuem a pressão ocular.

A maioria dos pacientes costuma responder bem ao tratamento de Glaucoma.

Em alguns casos pode ser necessário outras formas de tratamento, como o tratamento a laser, que promovem a desobstrução do canal onde circula o humor aquoso. Também existe a cirurgia que consiste na abertura de um novo canal que permita a circulação do humor aquoso.

Dispositivo de Alta Tecnologia

O Centro Avançado de Oftalmologia oferece um tratamento moderno e avançado para os casos de Glaucoma, com o dispositivo iStent®, projetado para reduzir a pressão ocular e desenvolvido pela Glaukos, empresa especializada no Tratamento de Glaucoma.

Sendo um dos primeiros dispositivos para Cirurgias para Glaucoma Minimamente Invasiva (MIGS), o dispositivo iStent® iniciou uma revolução no Tratamento de Glaucoma no mundo.

O iStent® é implantado afim de reduzir a pressão ocular, podendo ser alinhado com a cirurgia de catarata ou como um procedimento isolado. O dispositivo é projetado para funcionar de maneira contínua, reduzindo ou retirando totalmente a necessidade de outros medicamentos no tratamento.

Confira aqui um depoimento de uma das pacientes do Centro Avançado de Oftalmologia sobre se Caso de Glaucoma.